Atletismo

Bolt faz história e é o primeiro tricampeão olímpico dos 100m



O jamaicano Usain Bolt superou as lesões, os recentes resultados abaixo da sua média e alcançou uma façanha no Engenhão na noite deste domingo. O velocista completou os 100m rasos dos Jogos do Rio de Janeiro em 9s81 e conquistou um inédito tricampeonato olímpico da prova mais nobre do atletismo. A prata ficou com o norte-americano Justin Gatlin (9s89) e o bronze, com o canadense Andre De Grasse (9s91).

Às vésperas de completar 30 anos (fará aniversário no domingo que vem), Bolt deixou definitivamente para trás o norte-americano Carl Lewis, bicampeão dos 100m, com títulos em Los Angeles 1984 e em Seul 1988 (quando herdou a medalha de ouro do canadense Ben Johnson, pego em exame antidoping).

Para fazer história, Bolt repetiu todo o seu ritual antes de acelerar na pista do Engenhão. Foi ovacionado pelo público ao entrar em cena, distribuiu piscadas e pediu silêncio para a largada, levando o dedo indicador à boca. Gatlin, o principal rival do jamaicano, ouviu vaias dos torcedores, porém abriu um largo sorriso ao completar os 100m na segunda colocação.

Já Bolt, que (como de hábito) largou mal e recuperou-se no decorrer da prova, só não teve a tranquilidade usual para desacelerar e comemorar bem antes de consumar a sua vitória. Desta vez, ele só pôde vibrar a poucos passos da linha de chegada.

O tempo alcançado no Rio de Janeiro foi o melhor de Usain Bolt na temporada – superando o que ele fez pouco antes, nas semifinais da prova, 9s86. Andre de Grasse obteve a sua melhor marca da carreira, enquanto o quarto colocado Yohan Blake também teve a sua mais destacada performance nos 100m no ano (9s93).

Bolt já possuía outras seis medalhas em Jogos Olímpicos, todas de ouro, metade conquistada em Pequim 2008 e o restante em Londres 2012. O jamaicano ainda contabiliza 11 títulos mundiais no currículo.

No Rio de Janeiro, Bolt poderá ganhar ainda outras duas medalhas. Ele estará em ação nos 200m rasos e no revezamento 4x100m.

Autor: Redação Ferreguion

Tecnologia do Blogger.